20 anos de Retratos e Histórias do Jornalismo e da Publicidade e Propaganda da UFN Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
24/08/2023

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana (UFN) comemoram, em 2023, os seus 20 anos de criação. Para celebrar esta data, a Sala de Exposições Angelita Stefani (IMAS) inaugurou na noite de ontem (23), a exposição ‘Retratos e Histórias: 20 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda em fotografias’. No intuito de recordar a trajetória de pessoas que passaram ou estão passando por estes dois cursos de Graduação, tudo isto por meio de retratos que mostram as suas participações nesta construção. A Exposição pode ser visitada até o dia 18 de setembro.

Toda esta trajetória foi registrada pela jornalista e professora Laura Fabrício, que atua na Instituição desde 2003. Ela é criadora e responsável pelo Laboratório de Fotografia e Memória (LabFem), que conta com a participação de acadêmicos monitores e voluntários. A docente comenta que, quando estavam pensando nas homenagens a estes anos de história, foi quando surgiu a ideia de realizar uma exposição de fotografias: “Eu sabia que obviamente o material para isso ia ter. Então vim me preparando desde janeiro com essa proposta”. Para Laura, os últimos dias de organização deste evento foram os mais difíceis pois: “Fiquei emocionada por ver o tanto que se construiu, tantas pessoas que passaram aqui e tiveram grande importância”.

A egressa do curso de Jornalismo, Mariana Olhaberriet, comenta que ao longo dos quatro anos da Graduação passou todo o seu tempo trabalhando no LabFem. “É legal ver a exposição, dá para evolução do curso através da fotografia, porque o que a professora Laura sempre falava para gente que muito mais do que o fotojornalismo é a memória”, relata. Mariana expõe que, ao andar pelo ambiente, conseguiu encontrar algumas fotos que haviam sido feitas por ela: “É legal relembrar as pautas que eu fiz, a final foram quatro anos de curso e é bem legal ver de novo os conteúdos que a gente produziu”.

Carlos Henrique da Costa Barreto, ex-acadêmico do Publicidade e Propaganda pela Instituição, diz que a primeira coisa que fez foi procurar as imagens que apareciam o Laboratório de Pesquisa em Comunicação (LAPEC), pois foi o espaço em que estagiou durante todo o período que esteve na Universidade. Para o publicitário: “É muito bom poder ver como que o curso se desenvolveu. Pelas fotos dá para ver que começou com um curso tímido, algumas aulas experimentais, tudo muito na base de experimentação para ver o que dava certo, o que não dava. Hoje em dia a Publicidade da UFN cresceu e já há até mesmo trabalhos internacionais sendo produzidos. É muito legal ver essa história”.

Texto: Vitória Oliveira/Estagiária de Jornalismo
Fotos: Divulgação/Laboratório de Fotografia e Memória