15 anos da Biomedicina da UFN foi comemorado durante a 5ª Jornada do curso Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/06/2022

No ano em que celebra seus 15 anos, o curso de Biomedicina da Universidade Franciscana (UFN) realizou nos dias 8 e 9 de junho um evento que marcou esta data e ainda reuniu acadêmicos e profissionais de destaque durante a 5ª Jornada de Biomedicina. Com uma programação repleta de palestras, minicursos e divulgação de trabalhos extensionistas, durantes os dois dias de uma intensa agenda de atividade que abordou assuntos como a ciência da perícia criminal, harmonização facial, Análise Genética Embrionária e Imunoterapia antiviral.

Durante a solenidade de abertura, que ocorreu na quarta-feira (08), as turmas dos mais diferentes semestres do curso lotaram o Salão Azul do Conjunto III e puderam rememorar fotos, histórias, viagens e acadêmicos que passaram pela graduação durante todos estes anos através de uma linha do tempo que foi apresentada pela coordenadora, a professora Minéia Weber Blattes. Entre os destaques deste momento, vídeos de todos os ex-coordenadores que relembraram os primeiros tempos do curso e a lembrança de que alguns ex-alunos que hoje integram o quadro docente da Universidade e colaboram com a formação de novos profissionais.

“Eu acho que para gente é um momento muito importante, muito alegre. Nós estamos muito felizes de estar comemorando o início dessa trajetória, porque ela segue, é uma trajetória de sucesso. A gente está muito feliz de estar comemorando com profissionais altamente qualificados que vão trazer para os nossos alunos uma visão também de outras áreas de atuação profissional biomédico em outros serviços”, enfatiza a coordenadora da Biomedicina.

Durante a cerimônia de abertura do evento esteve acompanhada de um dos palestrantes da noite, o professor Tiago Santos Carvalho, vice-Presidente do Conselho Regional de Biomedicina - 5ª Região (CRBM-5) e da Reitora da UFN, a professora Iraní Rupolo que, em seu discurso, se referiu àqueles que trabalham unidos para o grande sucesso desta graduação: “Aos professores e técnicos-administrativos dos laboratórios do curso, o estímulo de que vocês sempre acreditem e continuem acreditando que a profissão docente vale a pena”.

Abrindo as palestras da noite, o tema ‘Fake News: impacto nas redes sociais e divulgação científica’ foi tratado pela professora Mellanie Fontes Dutra da Silva, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). “Falamos um pouco sobre a questão do que é uma evidência, que sempre temos que buscar evidências de alta qualidade, evidências robustas e falar sobre os ruídos, que são todas as evidências de baixa qualidade, são dados que ainda precisam de um maior entendimento, mas que pode acabar confundindo as pessoas. Além de comentarmos sobre as Fake News e o impacto delas na opinião pública e o enfrentamento na saúde pública global”, descreveu a palestrante, que atua em um grupo de auxílio no combate as emergências de saúde pública, e passou dicas aos alunos que estão a fim de se engajar na divulgação científica e como dar os primeiros passos em uma divulgação de qualidade.

Texto e Fotos: Márcia Pilar/Jornalista