12ª edição do Workshop Gepeses aborda o Empreendedorismo Acadêmico em Tempos de Pandemia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/07/2020

Texto: Emanuely Guterres / Estagiária Jornalismo UFN
Imagens: divulgação / Gepeses


O curso de Enfermagem e o Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana realizaram a 12ª edição do Workshop Gepeses - Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social na Enfermagem/Saúde da UFN, organizado pelos graduandos e mestrandos, com auxílio das Profa. Dra. Dirce Stein Backes, coordenadora do Gepeses e Profa. Dra. Naiana Oliveira dos Santos, vice-coordenadora do Gepeses. Com tema “Empreendedorismo Acadêmico em Tempos de Covid-19”, o evento foi adaptado e realizado de modo virtual, nos dias 14 e 15 de julho.

De acordo com a Profa. Dra. Dirce Stein Backes, a temática ampliou as discussões teórico-práticas, agregando novos saberes e valorizando o potencial inovador e transformador de cada estudante, docente e pesquisador que participaram do workshop.

“O 12º Workshop do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem/Saúde - GEPESES, neste ano na modalidade remota, foi um sucesso. A edição remota possibilitou a participação, como palestrante, da Profa. Dra. Alacoque Lorenzini Erdmann - renomada pesquisadora da área de Enfermagem e atual vice-Reitora da UFSC. Além disso, os alunos organizadores possibilitaram um dia para a apresentação de "Cases de sucesso", desenvolvidos ao longo do semestre letivo, por meio das atividades acadêmicas remotas”, explica a docente.

A atividade contou, ainda, com a participação da Reitora da Universidade Franciscana, Profa. Iraní Rupolo, e o presidente do Diretório Acadêmico de Enfermagem da UFN, acadêmico Kelvin Marques. O evento possibilitou, mesmo de forma remota, a integração de pesquisadores e alunos da graduação, pós-graduação e profissionais da saúde, visando uma construção de conhecimentos científicos compartilhados e a socialização de resultados de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

De acordo com a coordenadora e vice-coordenadora do Gepeses, Profa. Dra. Dirce Stein Backes e Profa. Dra. Naiana Oliveira dos Santos, a equipe organizadora contou com a ajuda dos acadêmicos de Enfermagem Leandro Medeiros, do 4º semestre, Silvana Leão, do 1º semestre, Carine Bissacot, do 5º semestre, Giovana Batistella, do 7º semestre, Natalia Bolzan, do 7º semestre e da mestranda em Saúde Materno Infantil, Nathália Adames.


A inserção desses jovens foi dada em virtude de possibilitá-los um aprimoramento mais amplo de conhecimentos, seguindo a direção do empreendedorismo ligado a área da Enfermagem. A participação e o compartilhamento de ideias são instigados nos acadêmicos desde o início da graduação, assim como foi com a aluna Silvana Dias Leão, do 1º semestre do curso de Enfermagem: “Fazer parte da comissão organizadora deste belíssimo evento foi de extrema importância. Tive a oportunidade de ouvir palestras extraordinárias, participar de cases e aprender com tantos empreendedores e colegas incríveis que compartilharam suas experiências conosco. Ainda, pude repensar muitos cenários sobre a atualidade e a forma como podemos vivenciar o que nos acomete atualmente, enxergando sempre um lado positivo e tirando um aprendizado a cada percurso”.

Em sua 12ª edição, o Workshop Gepeses foi pensado exatamente em ser um local onde se instiga e compartilha-se ideias e conhecimentos, a fim de mostrar aos alunos que eles podem ir mais longe em suas carreiras. Segundo Dirce Stein Backes, as expectativas foram alcançadas e todos os participantes saíram deste evento mais fortes e mais convictos de que é possível empreender em qualquer lugar e em qualquer tempo. 


Confira mais depoimentos dos participantes do evento:

“O workshop foi para mim uma experiência espetacular, pois abriu meus olhos para vários assuntos que não são muito falados, me fazendo refletir sobre eles, e me mostrou infinitas possibilidades de ação, tanto pela enfermagem, quanto pela sociedade como um todo. Sendo meu primeiro workshop, no meu primeiro semestre de graduação, essa experiência me trouxe segurança e confiança quando se trata de pensar e falar sobre o que eu penso, me fazendo acreditar mais em mim e mostrar caminhos e possibilidades de fazer o bem e crescer como profissional e como pessoa”Eduarda Rodrigues Machado, acadêmica de Enfermagem da UFN.

“Participar do 12° workshop do GEPESES com certeza me proporcionou para uma grande experiência e contribuiu de forma relevante em minha formação acadêmica, primeiramente por ter a oportunidade de assistir grandes trabalhos elaborados em prol as variadas dimensões de saúde em nossa sociedade, contemplando sempre a qualidade de vida da comunidade. Registro aqui, minha grande satisfação pelo trabalho premiado em 2º lugar, intitulado: Tecnologia audiovisual para a promoção da saúde mental em tempos de pandemia da Covid-19. Pois, o desenvolvimento do trabalho se tornou um processo muito importante, não somente para a construção do mesmo, mas foi a partir dele que podemos compreender acerca da relevância da Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE, abrangendo não somente aspectos físicos do indivíduo, mas também considerando a sua saúde psíquica, e desta forma, partindo deste meio assistencial, a possibilidade da elaboração de intermediações por meio de ações, promovendo a qualidade mental em sua face de interação individual e coletiva”Graziele Alves Flores, acadêmica de Enfermagem da UFN.


“O evento instigou-me a repensar e inovar de forma empreendedora nas novas formas de promover saúde em tempos de pandemia da Covid-19. Cito aqui, como exemplo, o trabalho de autoria de Amanda Bonafé, na qual, a bolsista do PET-SAÚDE Interprofissionalidade da UFN desenvolveu posts informativos sobre a importância e cuidados da saúde bucal e aleitamento materno em tempos de Covid-19, afim de disseminar informações embasadas cientificamente para a comunidade através das redes sociais. A acadêmica Giovana Luiza Rossato, desenvolveu um vídeo contendo informações e práticas para a promoção da saúde mental frente à pandemia. Todos os trabalhos apresentados foram excelentes. A participação de todos foi de extrema importância para o sucesso do evento”Leandro S. de Medeiros, acadêmico de Enfermagem da UFN.



“No meio dessa época de pandemia cheia de incertezas, onde todo nosso cotidiano teve que se adequar às mudanças tanto na vida pessoal como profissional, participar de um evento como esse foi uma experiência transformadora e significativa. Fiquei realmente impactada e emocionada com o evento. Foi uma verdadeira manifestação e demonstração de carinho, empatia e amor pelos outros. A vontade de trazer um pouco de alegria, acolhimento, valorização e as demonstrações de admiração, respeito e agradecimento pelos outros, foram além das ações e das palavras. Gratidão pela vida e pela oportunidade de fazer parte desses momentos de sintonia, aprendizado e conexão”Maria Luisa Suárez Gutiérres Cella, mestranda em Saúde Materno Infantil da UFN.

“O 12º Workshop do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem/Saúde, na sua forma online, foi um evento magnífico, com um novo olhar sobre o empreendedorismo acadêmico em tempos de COVID-19. Acredito, que quando os colegas compartilharam os seus cases de sucesso, todos perceberam a capacidade de reinvenção e de transformação acadêmica nessa pandemia. Embora distantes, cada uma na sua casa, foi possível dar um novo sentido para tudo o que está acontecendo em nossa vida pessoal e coletiva”Tanise Pereira Santini, acadêmica de Enfermagem da UFN.

“Participar de tal evento é perceber que conseguimos nos reinventar perante as situações que nos sãos impostos diariamente. As tecnologias apresentadas durante o evento, inspiram e mostram a inovação no campo da pesquisa e empreendedorismo, assim como reforça as relações de multiprofissionalidade e interprofissionalidade, o que para nós, acadêmicos e profissionais da área da saúde, resulta na realização cuidado integral e de qualidade. Os trabalhos tinham objetivos diferentes, assim como público alvo diferente, o que nos mostra a grande inserção dos profissionais da saúde em todos os locais, desde a atenção ao neonato e à gestante até a atenção com a população idosa. Como profissional de enfermagem, espero poder colocar em prática tudo que aprendi e vivenciei dentro da academia e em espaços como esse, que nos fazem ter novas ideias e nos instigam a planejar e criar tecnologias que levem tanto a enfermagem, quanto a medicina, odontologia e todos os cursos da saúde, sempre em frente”Lorena Alves Fiorenza, acadêmica de Enfermagem da UFN.



divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação