11ª edição do GEPESES aborda as tecnologias de cuidado em saúde Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
10/12/2019

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde realizou a 11ª edição do Workshop GEPESES, que teve como tema central as Tecnologias de Cuidado em Saúde. Ainda, a programação abordou o desenvolvimento de pesquisas baseadas em evidências.

A atividade ocorreu na sexta-feira, dia 6 de dezembro, e teve como coordenadora a Profa. Cláudia Zamberlan, do Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil. Entre os palestrantes estava o Prof. Dr. Silomar Ilha, que discorreu sobre a utilização de tecnologias na hora de realizar sua pesquisa.

“A tecnologia não pode ser vista apenas como algo concreto, como um produto palpável. Ela deve ser vista, também, como um resultado de um trabalho que envolve um conjunto de ações abstratas ou concretas que apresentam uma finalidade, que neste caso é o cuidado em saúde”, afirmou o docente do Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida.

Ainda, o professor explicou a diferença entre atuação interprofissional e multiprofissional. De acordo com ele, anteriormente só existia o termo interprofissional, que era frágil pelo fato de ainda não existir uma troca de conhecimentos entre os profissionais para que fosse decidido o que fazer em determinada situação clínica. Agora, segundo ele, uma equipe multiprofissional é fundamental, visto que antes de tomar qualquer decisão relacionada a saúde do paciente, os profissionais dialogam e chegam a uma ideia mais completa, já que vários profissionais estudaram o caso para resolvê-lo. 

 O 11º Workshop do GEPESES ocorreu no Salão Acústico do prédio 14, Conjunto III da UFN e contou com a presença de integrantes do Grupo de Estudos e demais professores e estudantes dos cursos da área da saúde.


divulgar@ufn.edu.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação