1ª edição Cientista Aprendiz 2018 Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
11/06/2018

Estudantes do 2º e 3º anos do ensino médio do Colégio Militar de Santa Maria e da Escola de Educação Básica Educar-se de Santa Cruz do Sul visitaram a Universidade Franciscana, nesta segunda-feira, 11 de junho.

As atividades experimentais, demonstrativas e interativas, foram realizadas nos laboratórios didáticos dos cursos da UFN. Entre os aprendizados, os estudantes puderam aprender como é feita a purificação da água por meio de plantas e reagentes químicos, o funcionamento de uma impressora 3D,  o processo de um Raio-X, entre outros.

O aluno do 3º ano da Escola Educar-se, Pedro Silveira, não sabia que a pessoa que opera uma máquina de Raio-X precisa ter um curso específico. Ele confessou ficar muito entusiasmado com o curso. "Foi uma experiência muito bacana e, agora, vou repensar sobre qual curso escolher para prestar vestibular", ressaltou o estudante.

Os estudantes foram divididos em categorias de forma multidisciplinar e, depois, fizeram rodízio nas áreas, sendo elas:

- Algoritmo: organize o seu pensamento – Ciência da Computação / Sistemas de Informação / Tecnologia em Jogos Digitais
- Tratamento e processamento de água na indústria – Engenharia Ambiental e Sanitária / Engenharia Química

- Materiais de utilização biomédica – Engenharia Biomédica / Engenharia de Materiais
- Formação da imagem Radiológica – Física Médica / Radiologia

A atividade integra o projeto Cientista Aprendiz, que visa inserir os estudantes da graduação e do ensino básico em ações de divulgação e vivência de ciência, tecnologia e inovação.

A nova experiência dos visitantes foi organizada por alunos e coordenadas pelos pesquisadores dos cursos da área tecnológica, como Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Tecnologia em Jogos Digitais, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais, Física Médica e Tecnologia em Radiologia.

“O objetivo principal desse projeto é trazer o aluno do colégio para dentro da universidade, para que ele visite as salas e laboratórios do curso, observe a prática e vivencie a universidade”, explicou uma das organizadoras do projeto, professora Ana Paula Schwarz.

O Projeto Cientista Aprendiz é destinado aos alunos do ensino médio de escolas de Santa Maria e Região. Novas edições estão sendo programadas para os meses de agosto, setembro e outubro de 2018.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Fotografia: Mark Braunstein