1ª conferência do XXIII Sepe abordou ciência e tecnologia Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
21/08/2019

*Com informações da Agência CentralSul de Notícias
Imagens: Mark Braunstein / Fotógrafo

Teve início o XXIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão – SEPE da Universidade Franciscana. A conferência de abertura ocorreu na manhã desta terça-feira, 20, e teve como tema “Panorama da ciência e tecnologia no Rio Grande do Sul e no Brasil”.

Ministrada pelo diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), coordenador da área de biotecnologia da Capes e professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Prof. Dr. Odir Antônio Dellagostin.

Foram apresentados os financiamentos de pesquisa, bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e orçamentos da Capes para bolsas de estudo. Dellagostin ainda apresentou dados para retratar a situação do Rio Grande do Sul e do Brasil no ramo da pesquisa e do desenvolvimento.

Segundo o professor é impressionante o aumento de doutores atuando na pesquisa, porém que necessitam de recursos. O Rio Grande do Sul possui a 4º colocação entre os estados com mais profissionais que tem doutorado e permanece no caminho da pesquisa, com uma alta densidade na força de trabalho.

No RS o destaque no crescimento e na qualidade dos cursos à nível internacional qualificam a Pós-Graduação como uma das melhores do país.  Já no Brasil o senso de indicadores de iniciativa cientifica coloca o país em 14º produtor científico, tendo em vista a publicação de mais de 80.000 artigos em 2018.

“Poderíamos estar melhor colocados, mas é visível a trajetória de sucesso que estamos trilhando como o crescimento contínuo e acelerado na produção científica”, comentou Dellagostin. São Paulo possui 40% da produção científica do Brasil e o RS abraça 50% da produção científica na região sul.

A segunda conferência e abertura do Simpósio de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana está marcada para o dia 02/10, às 9h, no Salão de Atos do Conjunto I. O tema será 'Empreendedorismo e Inovação', que será ministrado pela Profa. Dra. Glaura Goulart Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais - Belo Horizonte / MG.

As inscrições para o XXIII Sepe seguem até o dia 30 de setembro. Já as inscrições de trabalhos ao Simpósio serão aceitas até o dia 27 de agosto.  Mais informações podem ser obtidas clicando aqui.