Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas (MHIF)
  1. Cultura
  2. Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas (MHIF)

“Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. Os Museus são conceitos em metamorfose” (IBRAM).

Desde a Antiguidade Clássica, os museus ocupam um lugar de notoriedade na sociedade e o MHIF na contemporaneidade, encontra-se dentro de um processo dedicado a salvaguardar suas coleções e preservar a memória.
Neste sentido, o Museu é fundado em 16 de novembro de 2007, tem por missão manter e divulgar o acervo de valor artístico, histórico, científico e de natureza cultural da Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã.
Esta instituição museal apresenta ao público um espaço que conta com seis salas expositivas, que abarca temáticas do cotidiano das religiosas Franciscanas; as áreas da educação e saúde; objetos que remetem a origem nos fundadores; a materialidade da missão e peças litúrgicas. Dentro da política de preservação patrimonial, a gestão adota procedimentos técnicos de cuidado com as coleções e, disponibiliza para pesquisa as peças já, previamente tratadas e documentadas. Portanto, o MHIF, é resultado do empenho de inúmeras pessoas, que em diversas épocas trabalharam em prol de um legado cultural. É um espaço convidativo que visa à construção do conhecimento, por meio de suas coleções expostas e, você também é convidado a prestigiar está história!

Agendamento de Visitas

Durante o período da pandemia de COVID - 19, as visitações presenciais estão ocorrendo de forma individual ou com grupos de até 5 pessoas, e sob agendamento.

Visitações de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Agendamentos: (55) 3220 5525/ museumhif@scalifra.org.br/ mhif.sm@gmail.com

Agendamento de Visitas

Para visitas torna-se necessário o agendamento prévio, através dos contatos: 
(55) 3220-55-25 | mhif.sm@gmail.com

Horários de Visitação

                

Confira alguns registros: