Estágios
  1. Central de Atendimento
  2. Estágios


As transformações constantes no mundo do trabalho desafiam a educação superior a formar profissionais aptos a atenderem as demandas da sociedade contemporânea. Às instituições de ensino compete propiciar uma formação acadêmico-profissional, com aplicação na prática dos conhecimentos teóricos obtidos durante a realização do curso, de forma a promover a integração social do estudante. O estágio corresponde ao ato educativo escolar supervisionado que visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. As modalidades de estágio compreendem o estágio obrigatório e estágio não obrigatório. O processo de formalização dos estágios segue procedimentos institucionais em acordo à legislação pertinente.

Regulamentação Legal

O processo de formalização dos estágios segue procedimentos institucionais em acordo à legislação em vigor. Assim, a Lei nº 11.788, de 25 e setembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União em 26 de setembro de 2008, regula os estágios e visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de o ensino superior, com vistas à inserção no mundo do trabalho.

Contato

Presencial: Central de Atendimento (conjunto I, prédio 2), das 8hs às 12hs e das 14hs às 18hs, de segunda a sextas-feiras.

Telefone: (55) 3220-1200, ramal 1232 ou 1230.

E-mail: estagios@unifra.br

Diferença entre os estágios obrigatórios e não obrigatórios

O estágio obrigatório é definido como estágio curricular supervisionado no Projeto Pedagógico do Curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma. A designação e a formalização do estágio obrigatório são responsabilidades do curso de vinculação.

O estágio não obrigatório representa o estágio desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória, sendo parte do Projeto Pedagógico do Curso representado por Atividades Curriculares Complementares. O estágio não obrigatório é regulado pela Lei nº 11.788 de 2008, do Ministério do Trabalho e Emprego, e é entendido como atividade opcional desenvolvida sob supervisão, com vistas à inserção no mundo do trabalho. A concessão dos estágios não obrigatórios pode ser formalizada via Agências de Integração ou diretamente via unidade concedente.

Termo de Compromisso
Relatório de Estágio
Termo de Rescisão
Termo Aditivo