EAD ou Presencial?
  1. Blog
  2. EAD ou Presencial?

EAD x Presencial. Qual é a melhor opção?

Uma dúvida inicial na hora de escolher um curso é qual modalidade seguir: aulas presenciais ou educação a distância (ead)? Para ajudar nesta escolha, fizemos uma lista com os principais fatores que você deve levar em consideração.

Limitação geográfica
Na modalidade presencial, o estudante deve comparecer fisicamente às aulas, ficando dependente da localização da universidade, o que limita sua escolha de cursos por proximidade geográfica. Você provavelmente já deve conhecer as universidades próximas de seu município, e isso é algo positivo, pois já existe uma familiaridade com a região e você pode rapidamente fazer uma visita aos locais da instituição. Sem contar que na presencial você conhece seus colegas pessoalmente, tendo melhores chances de desenvolver relações pessoais e profissionais durante seu curso.

Já no EAD, o leque de opções de cursos é quase infinito! Além de poder buscar educação em outros municípios - conferindo maior variedade a suas escolhas - saber que você não precisa sair de casa para estudar já é um grande alívio para quem está focado no aperfeiçoamento profissional e economia de tempo. Se prestarmos atenção, notamos que a decisão entre EAD e presencial depende mesmo da escolha que o aluno faz a respeito do tipo de experiência que deseja no seu processo educativo. Portanto, reflita sobre suas prioridades antes de tomar essa decisão.

Acessibilidade financeira
O ensino a distância cabe mais no bolso não só pelo valor de sua mensalidade, mas também porque evitamos gastos relacionados a transporte, alimentação fora de casa, compra e impressão de materiais didáticos e o aluguel de apartamentos, uma realidade frequente para acadêmicos que saem de suas cidades para ingressar na faculdade.

Nas aulas presenciais, o fator investimento acaba sendo mais elevado. Além dos motivos já citados, o espaço físico da universidade disponibiliza para o estudante a infraestrutura necessária para pesquisas e atividades científicas. O valor se justifica em toda a infraestrutura a sua disposição para efetuar seus estudos nas mais diversas e completas formas que o curso presencial pode oferecer.

Exclusividade x Autonomia
Quanto tempo você tem para estudar? A resposta desta pergunta é, provavelmente, o que mais afetará sua decisão entre aulas presenciais ou a distância. E ela pode ser respondida tanto a curto quanto a longo prazo.

Pense por um minuto na sua rotina semanal. Quais intervalos de tempo você tem para fazer as leituras recomendadas, buscar novas obras e realizar suas tarefas de aula? Pense também se você tem um prazo definido para concluir seu curso. Se seu tempo é curto para ambas as perguntas, o EAD certamente atende melhor as suas necessidades. Por outro lado, se você tem tempo de sobra para estudar, e continuar estudando por alguns semestres, considere a modalidade presencial e usufrua de todas as ferramentas que a universidade te oferece.

Conheça nossos cursos presenciaisConheça nossos cursos EAD