Check-list: quais os passos para escolher o curso de pós-graduação?
  1. Blog
  2. Check-list: quais os passos para escolher o curso de pós-graduação?

Um curso de pós-graduação pode ser muito importante para você se destacar em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido. Mas atenção: antes de investir seu tempo e dinheiro, e para evitar decepções com o curso, é importante levar em conta vários aspectos. Elaboramos um check-list para ajudar a decidir sua pós-graduação.

Quer seguir na mesma área?

Geralmente, o profissional investe em algo diretamente relacionado à sua formação original, agregando conhecimento em temáticas que não tenha muito domínio. No entanto, também há a possibilidade de optar por uma área nova, ou correlacionada, e se tornar um profissional que transita em diversas esferas do conhecimento. Optar por cursos multidisciplinares pode ser a chave que irá abrir mercados de seu interesse.

Pesquise muito sobre os temas

Em primeiro lugar, pense onde você quer chegar. Quais são seus objetivos profissionais? Em qual caminho tenho mais chances de sucesso? Por exemplo, se você é Administrador e identificou que apesar de gestão de pessoas ser seu ponto fraco é uma área que vem crescendo nos últimos anos, esse é um bom curso para investir.

Avalie sua condição financeira

Além da disponibilidade de tempo, uma pós-graduação exige certa disponibilidade financeira. Analise se a mensalidade do curso se encaixa no seu orçamento e pesquise muito sobre os descontos, convênios e financiamentos que as instituições oferecem.

Procure uma instituição relevante

Depois de saber o que quer fazer, procure quais instituições o oferecem. Além disso, pesquise sobre a instituição e peça recomendações. A instituição tem tradição e credibilidade na área? Algum amigo ou conhecido já estudou lá? Como foi sua experiência? Os horários do curso se encaixam na sua agenda? Os professores são qualificados? Como eles podem te ajudar?

Presencial ou EAD?

A modalidade de pós-graduação dependerá da sua rotina e da sua preferência. No presencial, há a vantagem de uma rotina fixa de horários, suporte do professor durante as aulas, possibilidade de networking com outros profissionais e formação de grupos de estudo. Já no EAD, você ganha em autonomia para definir seus horários e qual será o ambiente de estudo, faz um uso intensivo da tecnologia e tem um investimento menor, já que o valor das mensalidades em um curso EAD costuma ser mais baixo.

Pense a respeito de todos estes aspectos e boa sorte! O mais importante é seguir seus estudos dentro do que mais lhe faz bem e nunca parar de investir no seu sucesso profissional.

Já conhece os cursos de pós-graduação da UFN? Confira aqui.