6 motivos para fazer Ciências Contábeis
  1. Blog
  2. 6 motivos para fazer Ciências Contábeis

Será que contador é a profissão que quero seguir? Vários fatores devem ser analisados quando chega o momento de escolher uma faculdade. Algumas especificidades destacam um curso em relação a outros. Por isso, listamos 6 motivos para quem está cogitando cursar Ciências Contábeis.

Em resumo, o profissional de Ciências Contábeis é quem analisa números e informações, interpretando-os para sugerir ações estratégicas em empresas de pequeno porte até grandes multinacionais. Saiba mais:

1. Alta taxa de empregabilidade
Você sabia que toda empresa é obrigada, por lei, a ter um contador ou um prestador de serviços contábeis? Em função desta exigência, o contador pode atuar em uma ampla gama de segmentos empresariais, desde pequenas empresas até grandes corporações.

Assim, dificilmente veremos um contador qualificado sem emprego. A taxa de empregabilidade é alta, inclusive para os recém-formados. O profissional também poderá agregar trabalhos extras, como o acompanhamento e auxílio a pessoas físicas e jurídicas na declaração anual do Imposto de Renda, por exemplo.

2. Valorização da profissão
Um dos objetivos principais da contabilidade é a transparência – questão muito enfatizada na sociedade atual. Afinal, o contador detém a grande responsabilidade de organizar e gerenciar as finanças, os tributos e os patrimônios de uma empresa dentro das normas e das leis.

3. Oportunidades para todas as faixas etárias
Independentemente da idade do contador, o que as organizações buscam são profissionais qualificados e confiáveis. Então, ao contrário do que ocorre na maioria das profissões, as oportunidades de emprego são praticamente as mesmas para um profissional experiente e para um recém-formado.

4. Possibilidade de empreender
As possibilidades de emprego são muitas, mas o contador também pode optar por empreender e abrir seu próprio negócio, como um escritório de contabilidade para prestação de serviços a pessoas físicas e jurídicas.

5. Diversas possibilidades para se especializar
Existe uma grande gama de carreiras que podem ser seguidas pelo contador após concluir seu curso de Graduação.

Ele pode se especializar, por exemplo, em gestão bancária, finanças, contabilidade pública ou controladoria – áreas que estão sempre em alta no mercado de trabalho. Além disso, pode seguir seus estudos com cursos de Mestrado e Doutorado para tornar-se pesquisador e/ou professor. Também há a opção de seguir carreira pública, podendo concorrer ao cargo de Auditor-Fiscal, da Receita Federal do Brasil.

6. Aspectos de humanas e exatas no mesmo curso
Embora seja comum pensar que os contadores trabalham apenas com cálculos, planilhas e números, o curso de Ciências Contábeis vai além disso. No decorrer de sua formação, o profissional tem contato com disciplinas vinculadas a área de humanas, como Sociologia, Gestão, Direito e Ética. Se você tem afinidade com ambas as áreas, Ciências Contábeis pode ser uma ótima opção de curso.

Quer ter certeza se essa é a melhor opção para você? Baixe gratuitamente o e-book com uma das primeiras aulas do curso de Ciências Contábeis aqui na UFN e faça com que sua escolha profissional se torne ainda mais assertiva.