5 dicas para ler um edital!
  1. Blog
  2. 5 dicas para ler um edital!

Pela definição da palavra, edital é um substantivo masculino utilizado para expressar uma ordem oficial, um aviso, uma postura, ou uma citação, e que se prende em local próprio e visível ao público ou se anuncia amplamente na imprensa, para conhecimento geral dos interessados.

Ou seja, o edital é um documento que faz a comunicação de uma resolução oficial de interesse geral (o público). Estes editais podem ter vários nomes, por conta dos diferentes tipos de função que possui, mas, em geral, todos possuem um padrão, tanto na escrita, quanto na sua estrutura. O que varia é o nome, a destinação e seus objetivos. Os mais comuns são os editais acadêmicos e de concurso.

De acordo com a Diretora Pedagógica da UFN, Janilse Fernandes Nunes, o edital tem uma função extremamente importante dentro da Universidade. “É uma forma de publicar diferentes processos da Instituição, e eles são públicos para todos os estudantes, técnicos administrativos e docentes. Por essa razão, o edital sempre será publicado na página da Universidade, porque entende-se que é um local de fácil acesso aos interessados. Dessa forma, o edital não precisa ser enviado um por um. A única coisa que se faz é publicizar amplamente essa publicação através das mídias de comunicação com o público da IES”.

Como ler um edital?

É comum que os editais sejam disponibilizados em formato de PDF por uma questão de segurança, já que o arquivo não pode ser modificado por quem o acessa. Sua estrutura é composta por dados que são importantes para que o interessado tenha conhecimento, como a forma de seleção, os pré-requisitos, o número de vagas ofertadas, datas importantes para envio de documentos e realização de provas. Todas as informações constam ali, por isso é de extrema importância que se leia o edital do início ao fim e mais de uma vez.

Em caso de surgir alguma dúvida a respeito dos processos seletivos, aconselha-se que o candidato faça o download do arquivo e o mantenha em uma plataforma de fácil acesso

“Os editais costumam seguir um formato específico para a padronização de documentos, que visa facilitar o acesso e entendimento dos interessados. Isso porque, quem já acessou um edital, em algum momento, já conhece sua estrutura, e assim, consegue acessar com mais facilidade as informações que procura. Na última página ficam as informações que remetem ao responsável pelo edital. Ali constam o endereço físico e online, bem como telefone para contato e horário de atendimento, para que esse participante, seja ele interno ou externo à instituição, possa esclarecer qualquer possível dúvida”, explica Janilse.

5 dicas para ler um edital!

1. Leia todas as informações com cuidado e atenção!
Uma das características comuns a todos os editais são a sua linguagem clara e concisa. Isso porque ele deve ser de fácil acesso e compreensão por parte de todos os interessados. Faça o download do arquivo em PDF e tenha-o em mãos durante o dia da prova, caso haja. Não ler o edital do processo seletivo com atenção pode ocasionar na eliminação do candidato.

2. Fique atento aos prazos e anexos!
Em casos de editais acadêmicos, os períodos costumam ser os mesmos, como por exemplo, em início do semestre são divulgados editais de processos seletivos que ocorrem anualmente em períodos organizados de acordo com o calendário acadêmico.

Também fique atento para a data de divulgação dos resultados dos processos. E cuide para as possíveis retificações de um edital, que pode ocasionar com que algumas datas sejam alteradas, para isso, atente para a próxima dica!

3. Visite o site da IES com frequência para aproveitar novas oportunidades!
“O site da IES sempre oferece novidades, seja por editais ou notícias, para que os estudantes mantenham-se envolvidos. Muitas vezes o acadêmico pode ficar voltado exclusivamente para o seu curso, mas tem aspectos macro que estão disponibilizados no site e, o acessando, consegue transitar entre outras áreas, o que é muito interessante”, aconselha Janilse.

4. Tenha cuidado com o envio da documentação exigida!
Como já fora explicitado anteriormente, em um edital constam todas as informações necessárias para a participação do candidato. Isso inclui a documentação exigida pelo processo seletivo, bem como a forma de envio (físico ou online) desses documentos, e seu período de entrega. Atente também para o período de pagamento do boleto de inscrição, pois a não-quitação pode ocasionar na desclassificação do candidato. Portanto, tome cuidado para cumprir as exigências na hora do envio!

5. Em caso de dúvidas, procure o responsável!
Apesar do edital ser um documento claro, que busca sanar todas as dúvidas do candidato a respeito da vaga ofertada, em caso de dúvida, deve-se entrar em contato com o responsável pelo edital para esclarecimentos.

Texto: Thayane Rodrigues, estagiária de jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein